quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA E A RESPONSABILIDADE DO VOTO


Na hora de escolher o Presidente do Brasil, nós não temos que pensar apenas em nós mesmos: nós temos que pensar no Brasil. Temos que pensar em todos os brasileiros. É preciso ter um senso de nação, um sentido de algo que seja maior - muito maior - do que o nosso próprio mundinho.

Fico chocado com a insensibilidade e a falta de dimensão histórica de determinadas pessoas. Vamos fazer uma leitura mais macro, galera! Vamos tirar a viseira e enxergar o Brasilzão profundo que está passando por uma verdadeira revolução. Revolução pacífica, sem armas, sem derramamento de sangue, sem guilhotinas, mas revolução.

O filho do plantador de sisal que nasceu em 1990, se não morreu de desnutrição, acabou se tornando um plantador de sisal também porque não pôde frequentar escola. Já o filho do plantador de sisal que nasceu em 2005 teve o Bolsa Família e, com isso, pôde se manter na escola. Foi corretamente vacinado e, hoje, com quase dez anos de idade, talvez ainda não saiba mas daqui a pouco descobrirá que existem inúmeras oportunidades para o seu futuro: ProUni, Pronatec, ENEM... Rompemos com o determinismo social que já decretava o futuro das pessoas mais pobres. E estamos falando de um recorte temporal de 15 anos... O que são 15 anos para a História de um país??? É um piscar de olhos. E nesse piscar de olhos já alcançamos avanços grandiosos!

Se formos ficar olhando só para o nosso umbigo, não enxergaremos nada disso, até porque a imprensa golpista faz o favor de esconder todas essas transformações.

Na hora de votar, tentemos ter um pouquinho de generosidade e de capacidade de compreender que a nossa escolha pode não ter um impacto muito forte na nossa vida de cidadãos classe média, urbanos, moradores do sul-sudeste, mas pode ser determinante - vital mesmo! - para muitos que só foram começar a romper agora com o ciclo perpétuo de atraso que sempre condenou milhões de brasileiros à miséria.

Não pense apenas em você. Pense no Brasil e nos brasileiros. Pense no BRASIL DE TODOS. Pense naqueles que só conheciam o Brasil pela sua face repressora. Milhões de brasileiros só conheciam o tal Brasil pelo cassetete. Para muitos brasileiros, só se aplicava a "ORDEM". Finalmente, depois de cinco séculos de oligarquismo, conseguimos eleger um governo que começou a cumprir a segunda parte da promessa continda no lema da nossa bandeira, um governo que passou a finalmente promover o "PROGRESSO" entre os segmentos sociais que sempre foram excluídos e vetados das políticas públicas tradicionais. Finalmente, milhões de brasileiros que só conheciam o Brasil pela via da repressão, por meio do cassetete, passaram a conhecer o Brasil também pela via dos programas de inclusão social. Os pobres - estou falando dos paupééééérrimos - que antes só tinham contato com policiais, agora têm contato com assistentes sociais que vão atrás das pessoas até no meio da floresta amazônica para cadastrá-las no Ministério do Desenvolvimento Social; esses novos cidadão brasileiros hoje têm contato com médicos (cubanos, inclusive), professores... Coisas que não existiam na vida, nem no horizonte dessas pessoas.

Isso é uma revolução!!!! É preciso ser muito tacanho e insensível para não entender e valorizar isso. Quero um presidente que assegure essas conquistas e as aprofunde ainda mais. Antes de satisfazer as minhas vontadinhas de um sujeito que vive razoavelmente bem, que come razoavelmente bem, que mora razoavelmente bem, que tem um acesso razoável aos bens culturais que a nossa sociedade produz etc., eu quero que o meu país supere as páginas do seu atraso colonial, escravocrata, oligárquico. A única candidata que eu vejo comprometida com esse PROJETO HISTÓRICO é Dilma Rousseff.

Voto nela porque, antes de querer mais do que eu já tenho, eu quero que os que têm muuuuuito menos do que eu sejam atendidos na minha frente. 

É DILMA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO!!!!

Por Rafael Patto

Nenhum comentário:

Postar um comentário