segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ficha suja Marconi Perillo lidera pesquisa em Goiás

Levantamento eleitoral realizado pelo Instituto Serpes e publicado nesta segunda-feira (12) no jornal O Popular, que encomendou a pesquisa, de Goiânia, mostra que o candidato do PSDB ao governo do Estado, Marconi Perillo, possui 46,1% das intenções de voto, diante dos 39,3% do segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB). O candidato do governo, Vanderlan Cardoso (PR), alcançou 6,5% das intenções de voto. Já a candidata do PCB, Marta Jane, aparece com 1,2% e Washington Fraga (PSOL), com 0,3%. Os eleitores indecisos representaram 5,1% e os votos em branco ou nulos, 1,6%.

Em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, publicada em 31 de maio, Marconi subiu 1,1%, e Iris sofreu queda de 1,3 %. No levantamento realizado em maio, a distância entre o senador e o ex-prefeito era de 4,4 pontos porcentuais, agora subiu para mais de 6%.

Salto Alto
Ao analisar a pesquisa, o senador Marconi Perillo (PSDB), disse que vai orientar a militância para não incorporar o sentimento de já ganhou. "Vou pedir a eles prudência, salto baixo e muito trabalho: vigilância total", disse. "Eu já vi muita gente ter chance de ganhar a eleição e perdeu porque a militância acaba subindo no salto, e esquecendo de fazer campanha", alertou.

Já Iris Rezende (PMDB) declarou que os dados do levantamento Serpes não correspondem ao quadro real da eleição. "Acontece de as pesquisas errarem. Há poucos dias, saiu uma pesquisa em que eu estava com uma diferença de 1%, agora, em outra, eu estou com uma diferença de 6%", comparou. "Então, eu vejo isto com muita tranquilidade", acrescentou.

O candidato do PR, Vanderlan Cardoso, por sua vez, se animou muito com o crescimento que teve em cerca de um mês. "Tô feliz mesmo. O povo estava só pensando em Copa, agora, eu acho que o leitor vai começar a observar os candidatos e as propostas", afirmou.

Senado
Ao medir a intenção de votos para os candidatos ao Senado, a pesquisa mostrou um avanço de 6,9 pontos porcentuais na preferência do eleitorado da candidata tucana a reeleição, Lúcia Vânia. Ela alcançou 21,6% dos votos, diante de 27,4% obtidos pelo democrata, que cresceu menos (3,1%).O terceiro colocado na disputa é o deputado federal Pedro Wilson (PT), que tem 11,1%. Os demais cinco candidatos têm entre 0,5% e 3,1% dos votos. Os eleitores indecisos somam 18,9% e os que afirmam que votariam em branco ou nulo, 6,3%.

Medido através de 1.001 entrevistas realizadas em todo o Estado, o questionário eleitoral da pesquisa foi aplicado de 5 a 9 de julho, e tem 3,1% de margem de erro, para mais, ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob o número 18491/2010, com data de 6 de julho deste ano. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi registrada sob o número 84.479/2010, na mesma data.

Do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário