sábado, 15 de maio de 2010

Eleições 2010 - Nova Pesquisa: Dilma 38 Serra 35

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ultrapassou o pré-candidato do PSDB, José Serra, pela primeira vez numa pesquisa de intenção de voto. De acordo com levantamento do instituto Vox Populi divulgado no final da tarde deste sábado pelo site do jornal Correio Braziliense (15), Dilma tem 38% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos para mais ou para menos, eles estão em empate técnico. Marina Silva, pré-candidata do PV, tem 7%.

É a primeira vez, também, que Dilma aparece na frente de Serra em uma simulação de segundo turno, apesar de também em empate técnico. De acordo com o levantamento, ela tem 40% contra 37% do tucano.

A pesquisa foi encomendada em parceria pela TV Bandeirantes, pelo portal IG e pelos Diários Associados, que edita o Correio Braziliense. Duas mil pessoas foram ouvidas entre os dias 8 e 13 deste mês, antes, portanto, do programa de 10 minutos do PT que foi ao ar na noite de quinta-feira e no qual a ex-ministra petista é comparada por Lula a Nelson Mandela. O número de registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é 11.266/2010.

Na pesquisa espontânea, na qual não são oferecidos ao entrevistado os nomes dos candidatos, Dilma também aparece à frente. Ela tem 19% das intenções, contra 15% de Serra e 10% do presidente Lula, que não concorrerá nas próximas eleições.

Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 03 de abril, Serra tinha 34% das intenções de voto contra 31% de Dilma. Não é possível, entretanto, fazer uma comparação entre os dois levantamentos, pois é a primeira vez que não é apresentado ao eleitor o nome de Ciro Gomes, que desistiu recentemente de concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário