domingo, 2 de maio de 2010

Em Minas Gerais Ananias e Pimentel disputam prévia do PT

Do Vermelho

O PT mineiro escolhe hoje, pelo voto direto dos filiados, o seu potencial candidato ao Governo de Minas. As prévias, que decidirão entre o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel, contrariam as diretrizes do comando nacional da legenda, que insiste na formação de palanque único com o PMDB no Estado para dar sustentação à campanha da candidata do presidente Lula ao Planalto, Dilma Rousseff.


A determinação chegou a ser pela indicação do ex-ministro Hélio Costa para encabeçar chapa. Os petistas mineiros poderiam oferecer a vice e um nome para disputar o Senado. Esta semana chegou a ser ventilado que o presidente Lula tinha dado sinal verde para a Executiva intervir em Minas. Cogitou-se, inclusive, a indicação do deputado federal Virgílio Guimarães para compor a vice com o PMDB.

Costa ameaça

Apesar da pressão, o PT estadual e decidiu ir para a prévia. No entanto, quem sair vitorioso das urnas hoje não está nomeado candidato ao Palácio da Liberdade. Isso porque, do outro lado do balcão, o PMDB de Hélio Costa acompanha, atento, as negociações e não hesitará em cobrar a "lealdade" do PT estadual.

Foi o próprio peemedebista que chegou a ameaçar os revoltosos mineiros. Costa disse que se o partido insistisse em não abrir mão do comando da chapa o projeto Dilma estaria ameaçado. Isso porque o PMDB de Minas tem voto suficiente para ameaçar a aliança nacional do partido do presidente Lula.

Militância valorizada

Patrus, Pimentel e a direção estadual do PT decidiram manter as prévias para fortalecer o partido em Minas. O primeiro correu o Estado tentando convencer o eleitor a votar. "A militância tem que ser valorizada. Estamos fazendo no PT a prática democrática, que lhe é tradicional", foi o seu discurso por vários dias.

Já Pimentel, um dos coordenadores da campanha de Dilma, pisou no freio e vai para a votação sem esconder o desânimo. Pressionado diretamente pelo comando nacional, disse que as prévias não são o melhor caminho. O ex-prefeito atribuiu a Patrus a responsabilidade pelo ato de desobediência. "Tentei negociar, conversar até onde pude para evitar a disputa. Não deu, vamos às prévias", lamentou.

Indecisão e suspense

O quadro de indecisão e de suspense sobre qual coligação irá enfrentar o governador tucano Antonio Anastasia, candidato de Aécio Neves, ainda pode ter desdobramentos. Se as negociações empacarem, o PMDB tem opção de recorrer a outros partidos para fortalecer a candidatura de Hélio Costa, que, dificilmente, vai embarcar em voo solo.

Os dois candidatos votam na manhã deste domingo na sede do PT municipal de Belo Horizonte. A eleição - para a qual estão aptos 120 mil filiados petistas - acontece em todo o Estado em 605 cidades. A expectativa é de que cerca de 30 mil filiados compareçam às urnas. A votação acontece das 9h às 17h, logo depois começa a apuração. O resultado oficial deve ser divulgado na segunda-feira às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário