quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tracking Vox Populi/Band/iG em 08/09: Dilma 54%, Serra 21%



Pela primeira vez desde o início do mês, a candidata Dilma Rousseff (PT) oscilou para baixo em uma medição diária do tracking Vox/Band/iG para a eleição presidencial. A petista, que em uma semana subiu de 51% para 56% das intenções de voto, aparece agora com 54%. O principal concorrente, José Serra (PSDB), permanece com 21% das preferências apuradas no dia anterior – ele tinha 25% no dia 1º de setembro, quando o instituto começou a fazer a medição. Com esse resultado, Dilma venceria a eleição logo no primeiro turno.

Marina Silva, do PV, oscilou um ponto percentual para cima e aparece com 9% na medição feita no último dia 7 pelo Vox Populi. O índice dos que não sabem ou não responderam em quem pretende votar em 3 de outubro passou de 10% para 11%, enquanto o total das intenções de voto para outros candidatos soma 2% (era 1% desde o começo da medição). Brancos e nulos permanecem 4%.

Embora dentro da margem de erro (2,2 pontos percentuais), a oscilação nas intenções de voto em Dilma Rousseff acontece no momento em que a coordenação de campanha da petista é acusada, pelos adversários, e participação em atos ilegais de quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao presidenciável José Serra. Uma mudança de tendência, no entanto, só é consolidada após três dias de medição, segundo o diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira.

A região em que a ex-ministra da Casa Civil mais perdeu votos, segundo o Vox Populi, é o Sul, onde ela passou de 51% para 46%. Serra oscilou um ponto (de 24% para 25%) no local. Dilma oscilou negativamente também no Sudeste (49% a 48%), no Norte e Centro Oeste (54% a 53%) e Nordeste (70% a 69%).

O candidato tucano, por sua vez, oscilou um ponto percentual para cima nas regiões Norte e Centro Oeste (está agora com 26%) e Sul (25%). No Nordeste ele passou de 16% para 14% e, no Sudeste, permanece com os mesmos 22% do levantamento anterior.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada a lista com o nome dos candidatos, Dilma soma hoje 44% das eleições de voto (tinha 45% no tracking anterior). Serra tem 17% e Marina, 6%.

Fonte: Portal IG

2 comentários:

  1. Acho desonesto da sua parte plantar notas fajutas. Pior ainda: Apagar depois. Vc postou que o tracking daria 57% a 21%. Assim vc perde toda a sua credibilidade. Se é que têm alguma.

    ResponderExcluir
  2. De passagem

    Na realidade não houve desonestidade da minha parte, apenas recebi essa informação de uma fonte que considero segura, porém dessa vez houve falha da parte dele. Por isso, após o resultado oficial, onde a candidata Dilma apareceu com o número diferente, tive que fazer o acerto.

    De qualquer forma, peço desculpas aos navegantes desse blog e estou sempre aberto para críticas e sugestões.

    Roberval Padilha

    ResponderExcluir