terça-feira, 5 de outubro de 2010

CARTA ABERTA À CNBB

DESABAFO

Prezados Senhores,

Em primeiro lugar quero deixar claro que sou católico praticante e não tenho nenhum vínculo político partidário.
Foi com extrema consternação que vi a participação de setores da Igreja católica numa vergonhosa e sórdida campanha para denegrir, difamar e arruinar a candidata do PT, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais de 2010.
Penso que a democracia pressupõe a liberdade de escolha por parte da população, porém, essa liberdade deve ser baseada em disponibilização de informações verdadeiras, em fatos e atos para que tanto os mais escolarizados quanto os de menor nível possam escolher seus representantes de forma correta e equânime.

Acho que todos têm o direito de escolher quem quer que seja para ser seu representante no governo, penso ainda que as pessoas possam tentar convencer outras pessoas a optarem pelo seu escolhido, porém, isso jamais deve ser feito baseado em mentiras, terrorismo religioso, preconceitos, ódio etc, e sim em argumentos embasados e com fatos e atos verdadeiros.

Porém, o que si viu foi uma orquestração de pessoas da mais alta plumagem da nossa igreja, divulgando informações falsas, inventadas e sem qualquer nexo com o objetivo de incitar o medo religioso e assim evitar que as pessoas fizessem suas escolhas de maneira isenta, livre e consciente.

É sabido que a quase totalidade dessas pessoas vêem do nosso “Sul maravilha”, com a divulgação de mensagens onde prevalecem o ódio, o preconceito, o elitismo e a desfaçatez, apostando muitas vezes na boa fé das pessoas, na ingenuidade de outras tantas e na desinformação de muitos. O pior de tudo isso é que eles sabem que estão praticando uma irresponsabilidade tremenda e são tão inconseqüentes que apelam para o nome de DEUS na divulgação dessas sandices.

Essas pessoas, com toda certeza, não tem a dimensão de quantos brasileiros já saíram da linha da pobreza nas regiões mais pobres do país, e como elas são alienadas e parecem que vivem em outro mundo, não percebem que está nascendo outro Brasil, onde as pessoas têm emprego, tem renda, podem se alimentar, podem comprar seu carro, sua casa, podem realizar seu lazer, em fim, estão, aos poucos, conseguindo o seu bem estar.

Não quero dizer com isso que devamos tapar os olhos para os erros do atual governo. Eu mesmo sou crítico dos problemas de corrupção, desvio de dinheiro etc, e acho que a imprensa tem efetuado um papel fundamental (antes eles não faziam isso com tanta ênfase), fiscalizando, cobrando e divulgando os erros do governo. Sei que dentro do PT existem setores radicais e com pensamentos atrasados, mas, eles são minoria, pois, pelo que se viu na atuação do governo nos últimos 8 anos, nada do que diziam que o Lula ia fazer se concretizou, diziam até que ele ia fechar igreja, comer criançinhas e outras tantas barbaridades mais. Falam tanto da liberdade de imprensa e vemos que nossa imprensa nunca foi tão livre para denunciar o que quer que seja nesse país.

Agora, é claro e notório os benefícios advindos da atual administração do país, senão vejamos: Será que é tão ruim mais de 30 milhões de pessoas terem saído da pobreza extrema, mais de 14 milhões de empregos gerados no último período, 12 milhões de pessoas recebendo o Bolsa Família, aliás, esse programa tão aclamado no exterior até dois meses atrás era bombardeado pela oposição chamando de “Bolsa Esmola” e agora o candidato do PSDB promete além de aumentar o valor da bolsa, promete criar o 13º para o bolsa família, 11 milhões de pessoas assistidas com o programa de eletrificação rural - o Luz para todos, aumento real de mais de 60% no salário mínimo, a construção de 2 milhões de casas, prioritariamente, para as pessoas de baixa renda, crédito farto e com menor custo para as empresas e para as pessoas poderem tocar seus negócios e suas vidas dinamizando nossa economia, dentre outras ações.

Eu fico com os meus botões me perguntando, Qual é uma das principais funções da igreja católica, enquanto entidade na busca do bem comum? A meu ver é defender e auxiliar os mais necessitados. E quando olho e vejo quantas pessoas necessitadas estão sendo auxiliadas com essas políticas governamentais percebo a total incongruência na atitude desses setores da nossa igreja.

Talvez seja por isso que o Santo Pontífice tem se mostrado tão preocupado com a diminuição do nosso rebanho, pois, as nossas ações estão desconectadas com relação ao aos anseios do nosso povo.

E aqui quero dirigir uma crítica ao comando da CNBB, pois, vejo certa omissão por parte dessa tão louvável entidade.
Penso que a CNBB deixou (por omissão ou por questões que desconheço) que pessoas da elite da nossa sociedade assumissem lugar de destaque na nossa igreja sendo que, muitas delas, estão lá defendendo interesses difusos e diversos daqueles que são a finalidade maior de nossa igreja. São pessoas preconceituosas e elitistas, que se apresentam piedosas e com retórica bastante rebuscada nos eventos (Missas, eventos, encontros, na TV, etc), mas que agem na manutenção do “Status Quo” e da manutenção do seu poder dentro da igreja, são o que podemos chamar de “Sepulcros caiados”.

Sabemos o que está em jogo, a elite brasileira (leia-se Redes de televisão, Jornais impressos, revistas semanais, setores da sociedade civil e a classe rica desse país) não suportam a idéia de que um grupo político continue no governo e façam a tão esperada distribuição de renda. É claro que a situação ainda precisa melhorar muito, mas as transformações já começaram, e eles estão perdendo prestígio, poder, influência e recursos. Esse cenário está apavorando a burguesia.

Sei que os senhores poderão dizer a CNBB divulgou nota onde não apóia nenhum candidato (e o fez muito bem), porém, quando permitem que seções regionais da própria CNBB, Bispos, Padres e leigos com grau de liderança, façam esse jogo sujo e ardiloso, subliminarmente está sendo condescendente com eles.

Não sou e jamais tive a pretensão de ser o dono da verdade mais após todos esses episódios, me senti no dever e no direito, enquanto católico, de me dirigir à entidade maior da minha igreja para realizar esse desabafo.

A CNBB precisa urgentemente reposicionar seu comportamento com essas ações praticadas por pessoas que estão jogando contra a igreja. Queira DEUS que essas ações sejam de um grupo isolado e não representem o pensamento da entidade, para que não haja uma sangria ainda maior de devotos de dentro de nossa igreja, seja perdendo fieis para outras igrejas, seja perdendo fieis por puro desencantamento com os rumos que temos tomado.

Por fim, e só para ilustrar gostaria de sugerir que os senhores busquem na internet, documentos oficiais do então Ministro da Fazenda José Serra, onde ele autoriza a execução de aborto por meio do SUS, e também, busquem no You tube, uma palestra do já falecido e querido Padre Léo (da Canção Nova) onde ele despeja pesadas críticas ao então presidente FHC e o ministro José Serra por terem autorizado esse crime hediondo na rede credenciada do SUS. Esses sim, efetivamente já praticaram o aborto e estão sendo defendidos por lideranças religiosas católicas. Isso é profundamente lamentável e atenta contra a nossa doutrina.

Pretendo que esse manifesto chegue a muitas pessoas, para que reflitam e critiquem o meu mais sincero posicionamento.

Paz e Bem.

Cordialmente,

Álvaro Gondim Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário