domingo, 1 de agosto de 2010

História de José Genoíno


José Genoino Guimarães Neto (Quixeramobim, 3 de maio de 1946) é um político brasileiro, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores. Atualmente é deputado federal pelo Estado de São Paulo.

Vida pessoal e política

Nasceu na comunidade de Várzea Redonda, pertencente ao município de Quixeramobim. Passa a infância em Encantado, vilarejo de 100 habitantes, entre os estudos primários no grupo escolar e o trabalho na roça, para ajudar os pais.

Aos 13 anos muda-se para Senador Pompeu, cidade de 10 mil habitantes, onde vive na casa paroquial a convite do padre local, que o apóia nos estudos. Foi líder estudantil, integrando a União Nacional dos Estudantes (UNE). Muda-se para Fortaleza em 1964 e dois anos mais tarde, chega a trabalhar dois anos como operador de computador na IBM. Em 1968, aos 22 anos, ingressa no Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido que fazia oposição ao governo militar do país.

Com a decretação do AI-5, em dezembro de 1968, muda-se para São Paulo e passa a viver na clandestinidade. Integrou a União Nacional dos Estudantes (UNE) na juventude. Em 1968 se filiou ao PC do B, partido que defendia a luta armada contra o governo militar. Em 1970 vai para Goiás com o objetivo de lutar na Guerrilha do Araguaia, uma das principais ações desenvolvidas pelo partido na época, a fim de transformar o Brasil em uma sociedade socialista. Foi capturado pelos militares em 1972 e passou os próximos cinco anos na prisão, onde foi torturado. Foi solto em 1977 e passou a lecionar história. Foi anistiado em 1979 e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), partido pelo qual foi eleito deputado federal por São Paulo entre 1982 e 2002. Em 2002 se candidatou para ao governo de São Paulo, mas foi derrotado. No mesmo ano foi eleito presidente nacional do partido, substituindo José Dirceu. Genoino foi indicado para assumir o Ministério da Defesa no início do Governo Lula, mas seu nome foi rejeitado pelos militares. Em 2006, depois do escândalo do mensalão, foi novamente eleito deputado federal por São Paulo.

Em 1978 deixa o PC do B, é anistiado em 1979 e um ano mais tarde, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) junto com o atual Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. Elege-se deputado federal pelo PT de 1982 até 2002, quando é candidato ao governo do Estado de São Paulo. No mesmo ano, é eleito presidente nacional do Partido, substituindo José Dirceu. Em 2006, foi novamente eleito deputado federal por São Paulo.

Atualmente, José Genoino é casado com Rioco Kayano, uma nipo-brasileira que conheceu nas reuniões do PC do B em 1969. É pai de três filhos: Miruna, Ronan e Mariana.

Entre o Sonho e o Poder

No ano de 2006 foi publicado um trabalho de entrevistas dadas por José Genoíno à Denise de Paraná, autora do livro Lula, o filho do Brasil. Entre o Sonho e o Poder é a resultante de várias conversas e depoimentos de José Genoino à jornalista Denise Paraná. Apesar disso, o livro não trata-se de uma obra de jornalismo investigativo, e sim, um conjunto de entrevistas exclusivas ofertadas pelo deputado à jornalista.

Obras sobre Genoino

COELHO, Maria Francisca Pinheiro. José Genoino – Escolhas Políticas. Centauro, 2007.
PARANÁ, Denise. Entre o sonho e o poder: A trajetória da esquerda brasileira através das memórias de José Genoino. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

Site oficial de José Genoíno
José Genoíno no Twitter

Grifo do Blog: Esse blog apresenta parte da história desse grande homem público, pois entende, que o Brasil precisa dele na Câmara Federal, para junto com a nossa futuro presidente Dilma Rousseff, ajudar a fazer um Brasil cada vez melhor.

2 comentários:

  1. Companheiro roberval, convido a ler um artigo que escrevi recentemente em meu blog e que tem como orientação falas do genoino: http://lcacoman.blogspot.com/2010/07/pensamento-coracao-e-maos-construindo.html
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Genoino sou petista sempre defendi voce,mas fiquei decepcionado quando tive oportunidade de ficar frente a frente com voce em Campinas,quando ao cumprimenta-lo estendi a mão ao candidato,o senhor do alto do seu pedestal nem sequer olhou em minha cara.Quanta diferença do Lula,perdeu um voto.Saudações.

    ResponderExcluir