terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa Vox Populi - Dilma 45% e Serra 29%


Se a eleição fosse hoje, candidata do PT venceria no primeiro turno, aponta levantamento divulgado nesta terça-feira.

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira. Dilma teria 45% das intenções de voto, contra 29% do presidenciável tucano, José Serra, e 8% da candidata do PV, Marina Silva. Para levar a disputa primeiro turno, a quantidade de votos válidos contabilizados por um determinado candidato deve ser superior à soma dos votos obtidos pelos demais concorrentes.

Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos. A pesquisa estimulada, que mostra os nomes dos candidatos para os entrevistados, foi feita entre os dias 7 e 10 de agosto, após o primeiro debate entre presidenciáveis, realizado pela Band no dia 5 de agosto.

O melhor desempenho de Dilma é na região Nordeste e o pior é na região Sudeste. Em Pernambuco, ela teria 66% dos votos, contra 19% de Serra. Já o tucano tem seu melhor desempenho na região Sul e o pior, no Nordeste. Em São Paulo, Estado que governou até abril, Serra teria 40% dos votos, contra 33% da petista.

O instituto entrevistou 3 mil pessoas em 219 municípios de todos os Estados, incluindo o Distrito Federal e excluindo Roraima. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22.956/10. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 32% das intenções de voto, ainda segundo a Vox Populi/Band/iG. José Serra aparece em segundo, com 18%, e Marina Silva em terceiro, com 5% das intenções de voto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, foi citado por 3% dos entrevistados. Outros 6% disseram votar nulo ou branco e 34% não sabem em quem votariam.

Na última pesquisa Vox Populi, publicada em 22 de julho, a candidata petista tinha 41%, contra 33% de Serra e 8% de Marina. Outros 4% declararam votar em branco ou anular e 13% estavam indecisos.

3 comentários:

  1. Vendo essa paixão desenfreada do petistas pela Dilma imagino que :
    Qualquer partido que se mantiver no poder durante mais de 12 anos consecutivos, vira uma ditadura.
    A democracia só é verdadeira se tiver alternância no poder.
    Tudo que é exagerado é ruim
    http://cremilda.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. ..então, a escola pública está o caos por causa disso.
    A apeoesp o sindicato dos professores, acabou por tomar conta da SEE por ser o sindicato maior da américa latina,mais rico do Brasil e tem o seu presidente de honra o suplente do senador Suplicy, e então deixou de defender os direitos dos professores, para defender o direito do professor ser torto.
    Virou essa meleca.
    Agora vem o PT pela terceira vez e fico preocupada, principamente pelo fanatismo demonstrado.
    Da minha modestíssima parte, entendo que a educação deveria ser interesse de todos, que partidarizar a luta por uma escola de qualidade é apequenar a causa....
    http://cremilda.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. A alternância de poder não necessariamente é sinônimo de democracia, pois quem decide isso é o povo e se ele acha que deve-se continuar um projeto polítco, tem todo o direito de eleger aquele que representa esse desejo.

    É importante lembrar que Serra não representa nada novo e sim a volta do grupo comandado por FHC, no qual, quebrou o país várias vezes e nunca se preocupou com as classes menos favorecidas.

    Abs e seja bem vindo.

    ResponderExcluir