quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tracking Vox Populi/Band/iG em 09/09: Dilma 53%, Serra 21%.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, caiu 3 pontos nos últimos dois dias da medição diária do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial e agora possui 53% das intenções de voto. Depois de perder dois dois pontos no tracking divulgado na terça-feira - oscilação que ainda permanecia dentro da margem de erro - ela continuou recuando e perdeu mais um ponto nesta quarta-feira. A queda acumulada nesta semana ultrapassa a margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo colocado, José Serra (PSDB) permanece com 21%, mesmo índice registrado na última medição. A candidata Marina Silva (PV) também permaneceu estável, com 9% das intenções de voto. Votos brancos e nulos oscilaram positivamente um ponto e chegaram a 5%.

Os últimos dois dias apresentam um movimento diferente da primeira semana da sondagem (entre os dias 31/08 e 06/09) quando Dilma havia ganhado 5 pontos e Serra perdido 4. A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias.

A região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste, com 69% dos votos contra 13% de Serra e 6% de Marina. Já José Serra tem o seu melhor desempenho no Sul, onde chega a 28% contra 47% de Dilma e 5% de Marina.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma tem 43%, Serra tem 17% e Marina tem 7%. Lula é citado por 2% e “o candidato do PT” também recebe 2%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.

Um comentário:

  1. Com certeza, a ênfase dada à violação de sigilo fiscal, pela RF, e divulgada exageradamente, de propósito, pela impremsa elitista é o fator responsável pelo encolhimento, ainda que momentaneo, do eleitorado brasileiro. Mas uma oscilação mínima que, ao meu ver, pode se considerar ainda dentro da margem de erro dos levantamentos. Esses esperam, caladinhos e na moita, o surgimento de algum fato novo que possa negativar a imagem de Dilma e do governo Lula, pois sabem eles que o grupo José Serra não tem nada de novo a apresentar que possa alterar a prefefência do eleitorado. É o velho, sem nada de novo a mostrar querendo desvirtuar o que é novo e eficiente. (robervalpaulo...

    ResponderExcluir