terça-feira, 17 de agosto de 2010

Número de dispositivos conectados à web atingirá 5 bilhões neste mês, diz estudo

O número de dispositivos conectados à internet no mundo, incluindo laptops, celulares, tablet PCs e outros aparelhos portáteis, deve ultrapassar a marca dos 5 bilhões até o fim deste mês, de acordo com estudo da consultoria IMS Research, que calcula que, se o ritmo de crescimento se mantiver nos próximos anos, a quantidade chegará a 22 bilhões em 2020.

De acordo com o presidente da empresa de pesquisa, Ian Weightman, os dispositivos conectados à internet tiveram duas ondas de crescimento: a primeira foi com os PCs e notebooks, que hoje respondem por 1 bilhão das conexões, mas cujo mercado já atingiu certa maturidade e apresenta taxas de crescimento estáveis. A segunda onda foi a dos celulares e aparelhos portáteis, que têm ritmos de crescimento muito mais elevados e são a grande promessa para impulsionar o número.

Weightman ainda aponta ainda que a possibilidade de outros dispositivos acessarem a internet também será uma grande impulsionadora. Ele calcula que hoje existam 2,5 bilhões de televisores e, até 2020, a grande maioria, senão todas, será substituída por TVs que se conectam à internet e desempenham funções parecidas com as de um computador. Weightman especula que em dez anos o mundo contará com 1,1 bilhão de carros com dispositivos de acesso à internet.

Fonte: Teletime

Um comentário: