sexta-feira, 30 de julho de 2010

É preciso mudar essa história


Em sabatina promovida pela Folha/UOL, o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Geraldo Alckmin, reconheceu de novo que o modelo de pedágios implantado no Estado pelos governos tucanos tem que ser revisto. Tudo bem, era de se esperar.

Ele “tucanou” e evitou falar com todas as letras, mas disse ser preciso “analisar contrato por contrato” para identificar taxas fora do atual contexto econômico brasileiro.

São essas taxas exorbitantes cobradas nas quase 300 praças de pedágio que ele e seu companheiro de disputa eleitoral, José Serra implantaram no Estado que vão para os bolsos das concessionárias - altos valores cobrados de pedágio da população paulista. Alckmin, para justificar as taxas elevadas, afirmou que “a realidade do país hoje é outra”.

Ou seja, numa só tacada admite que o modelo precisa ser revisto e reconhece que as mudanças trazidas pelo governo Lula fizeram a realidade econômica mudar, permitindo a revisão dos contratos em benefício dos paulistas. Não é a primeira vez que Alckmin diz isso sobre os pedágios. No dia 6 de julho afirmou em caminhada em Campinas que em “alguns casos a população acaba pagando mais mesmo”.

Só não respondeu por qual razão os governos tucanos que administram o Estado há 16 anos - dois governos dele, inclusive - , não mudaram o valor dos pedágios se a população está “pagando mais mesmo”. E nem porque não cumpriu a promessa de fazer essa revisão quando governador (2001-2006) e na campanha eleitoral fez essa promessa.

Exatamente com as mesmas palavras.Única diferença é que, então, citou até o nome das praças de pedágio onde reduziria as tarifas. Promessa não cumprida. Está na hora de mudar essa história...

Por Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário