segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT representa contra vice de Serra por injúria e difamação

Na tarde desta segunda-feira (19), o Partido dos Trabalhadores vai representar criminalmente por injúria e difamação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e Supremo Tribunal Federal (STF) contra o candidato a vice-presidente, Indio da Costa (DEM). As acusações do democrata de que o PT teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e narcotráfico fundamentam a peça judicial.

Por Indio ser um deputado federal, a representação precisa ser ingressada junto ao STF e não junto ao Tribunal Eleitoral. Na última sexta-feira (16), o parlamentar acusou o partido da adversária petista Dilma Rousseff de estar ligado às Farc e ao crime organizado: "todos sabem que o PT é ligado as Farcs, ao narcotráfico, a tudo o que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso".

Além das duas representações criminais, explica o advogado do PT Márcio Silva, o partido vai ingressar também com um pedido de direito de resposta contra o site do PSDB, "porque foram mantidas as declarações no site do partido". Segundo Silva, a depender da retratação vinda dos tucanos, o PT vai avaliar a possibilidade de ingressar com uma ação por danos morais.

Os ataques de Indio foram feitos quando respondia a internautas e jornalistas em entrevista organizada pelo site mobilizapsdb. Em resposta, o presidente do PT, José Eduardo Dutra disparou em sua página no Twitter: "esse Indio desqualificado quer ser processado. O problema é que ele não vale o custo do papel necessário para a petição". O partido estuda representar contra o vice de Serra.

Ainda na entrevista, Indio evitou criticar Lula e questionou como seria o governo de Dilma sem o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. "No dia primeiro de janeiro, se a Dilma é eleita, Lula volta pra casa, mas o PT fica. Fica com todos aqueles mensaleiros". E acrescentou: "Lula tem poder sobre eles, mas eles têm muito poder sobre a Dilma". A menção ao "mensalão do PT" já tinha sido feita em entrevista ao Terra na última terça-feira (13).

Do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário