domingo, 25 de julho de 2010

Pesquisas, métodos e contratos


Em razão das discussões sobre validade das amostras da pesquisa Datafolha eu, que não sou estatístico, procurei informações com quem é. Mesmo assim,um leitor, com todo o direito de fazê-lo, sustentou que era tecnicamente válido expandir enormemente a apuração em determinados Estados (9.750, 90% do total de entrevistas em oito estados), mantendo nos 19 restantes as pequenas cotas amostrais que lhes cabiam numa distribuição nacional ( 1 mil entrevistas, todos somados).

Se o “método” do Datafolha é correto, é algo em que não acreditam os demais institutos. O Vox Populi, na sua última pesquisa (a que deu oito pontos a mais para Dilma) realizou simultaneamente uma pesquisa nacional, protocolada sob o número 19920/2010 e oito pesquisas estaduais. Foram três mil entrevista, não a soma das oito pesquisas estaduais, Não usou este método de “juntar tudo”. Dentro das entrevistas das pesquisas estaduais retirou a “cota” amostral de acordo com o desenho da amostra nacional.

Ontem, no site do TSE, o Ibope registrou nova pesquisa nacional, sob o número 20809/2010. Está, ao mesmo tempo, fazendo 12 pesquisas estaduais. E, tal como o Vox, não usou o método do “soma todo mundo e pondera por estado. A amostra nacional, de 2506 entrevistas, é a amostra nacional, e só.

Os dados estão lá, no TSE, para quem quiser consultar. Será que ambos os institutos fazem assim porque, como eu, não são especialistas em estatística?

Aliás, consultando o site do TSE ontem e seria bom que o Grupo Folha desse os devidos esclarecimentos sobre uma aparente confusão jurídico-contábil. Todas as pesquisas apresentadas até junho pelo jornal atribuídas ao Datafolha foram registradas na Justiça Eleitoral em nome de um “Banco de Dados São Paulo Ltda.”, CNPJ 43.911.494/0001-79. A publicada ontem foi registrada como da empresa Datafolha Instituto de Pesquisas Ltda, CNPJ 07.630.546/0001-75. Sabem como é, por erro muito menor, e corrigido antes, o PSDB pediu e obteve auditoria na pesquisa Sensus que apontou Dilma ultrapassando Serra.

Vai que o PT queira agir com o ímpeto do PSDB e olha a confusão formada…

Do Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário