segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pesquisa Datafolha em MG: Hélio Costa(PMDB) 44% e Antonio Anastasia(PSDB) 18%

Hélio Costa (PMDB) lidera disputa em Minas Gerais

Lula e Aécio têm o mesmo grau de influência no voto dos mineiros

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas em 2010 revela que o ex-ministro das comunicações Hélio Costa (PMDB) lidera a disputa para o governo de Minas Gerais, com ampla vantagem sobre os seus adversários, com 44% das intenções de voto. Hélio Costa é seguido pelo atual governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), com 18%, pelo Professor Luis Carlos (PSOL), com 2%, Vanessa Portugal (PSTU), também com 2%, e pelos candidatos Edilson Nascimento (PT do B), Fabinho (PCB), Pepê (PCO) e Zé Fernando Aparecido (PV), com 1% cada. Afirmam ainda votar em branco ou anular o voto, 7% e 23% não sabem em quem votar.

O levantamento ouviu 1269 eleitores mineiros entre os dias 20 e 23 de julho de 2010, em 51 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-ministro Hélio Costa tem melhor desempenho entre os simpatizantes do PMDB (63%), entre os simpatizantes do PT (54%), entre os que votam em Dilma Rousseff (50%) para presidente e entre os que reprovam o governo de Anastasia (63%). Já o governador Antonio Anastasia se destaca entre os que moram em Belo Horizonte (28%), entre os mais escolarizados (32%), entre os mais ricos (47%).

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Hélio Costa tem 10% das citações, Anastasia, 7%, Aécio Neves, 4%. Outros candidatos não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 73% e outras citações somam 4%. Ainda existem 3% que afirmam votar em branco ou nulo.

A maior rejeição em Minas Gerais é para o candidato Pepê, com 19% das citações pelos eleitores, seguido pelos candidatos Antonio Anastasia, Vanessa Portugal e Fabinho com 14%, cada. Hélio Costa e Zé Fernando Aparecido são rejeitados por 10% dos eleitores cada um, Professor Luis Carlos, por 9% e Edilson Nascimento, por 8% dos eleitores. Não rejeitam nenhum candidato somam 19% e outros 4% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 27%.

Perguntados sobre a influência do apoio do presidente Lula a um candidato a governador, 27% afirmam que votariam no candidato apoiado por Lula com certeza, 33% talvez votariam nesse candidato, e 27% não votariam em um candidato apoiado pelo presidente.

Para 19% dos eleitores mineiros o presidente Lula está apoiando Hélio Costa para a sucessão mineira, porém 4% dizem que Lula apóia o governador Antonio Anastasia, e para 1% ele apóia o candidato Zé Fernando Aparecido e Edilson Nascimento. A maioria (74%) não sabe quem o presidente apóia em Minas. Em Belo Horizonte, 29% afirmam que o apoio do presidente é para Hélio Costa.

Aos eleitores mineiros também foi perguntado sobre a influência de Aécio Neves, ex-governador e candidato ao senado, na indicação de um candidato ao governo. Um terço (30%) não votaria em um candidato apoiado por Aécio, 30% talvez votassem em um candidato apoiado pelo ex-governador, e 27% votariam com certeza em um candidato apoiado por Aécio. Não souberam responder 11%. Entre os eleitores de Anastasia, 50% afirmam que votariam em um candidato apoiado por Aécio Neves.


Aécio Neves (PSDB) lidera disputa para o senado de Minas.
Ex-Presidente Itamar Franco (PPS) é segundo com 42%

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas ao senado em 2010 revela que Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa com 62% das intenções de voto. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) surge em segundo, com 41% das intenções de voto, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimentel (PT) com 23%.

Marilda Ribeiro (PSOL) tem 4% das intenções de voto e com 2% cada surgem Miguel Martini (PHS), Betão (PCO), Rafael Pimenta (PCB), Alfredo (PRB), José João da Silva (PSTU) e Efraim Moura (PSTU). Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B) tem 1% cada. Entre o eleitorado mineiro, ainda existem 40% que não sabe em quem votar para o senado, e 16% votariam em branco ou anulariam o voto se a eleição fosse hoje.

Foram ouvidos 1269 eleitores em Minas Gerais em 51 municípios, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aécio tem melhor desempenho entre os eleitores de Belo Horizonte (74%), entre os que têm entre 25 e 34 anos (74%), e entre os mais ricos (75%) e entre os mais jovens, dos quais 68% afirmam votar em Aécio.

Itamar Franco, por sua vez, se destaca entre os homens (44%), entre os que têm entre 25 e 34 anos (45%), entre os que possuem escolaridade média (45%) e entre os simpatizantes do PMDB (54%).

Fonte: Datafolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário