quarta-feira, 21 de julho de 2010

Para ajudar Serra o portal IG recria a matemática


Com o título: "Com palanque triplo, Dilma Rousseff lidera no Ceará" o portal Ig começa a divulgar a pesquisa Datafolha; até aí tudo bem para justificar a dianteira da candidata petista, porém, veja o subtítulo: "Entretanto, diferença para o candidato tucano é de 1 ponto".

Agora vejam os números:

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff lidera a primeira rodada da pesquisa Datafolha no Ceará. Ela obteve 41% das intenções de votos contra 28% do candidato do PSDB, José Serra. Os cearenses, na consulta Datafolha publicada hoje pelo jornal O Povo, de Fortaleza, deram 8% para Marina Silva (PV). Mesmo sem ser candidato, Lula aparece com 3% das intenções de voto em pesquisa espontânea.

A Datafolha ainda mostra 1% para Zé Maria de Almeida (PSTU), 1% para Plínio Arruda (Psol), 1% para Rui Costa (PCO) e 1% para Ivan Pinheiro (PCB). Não alcançaram 1% entre os cearenses Levy Fidelix (PRTB) e José Maria Eymael (PSDC). Os votos brancos e nulos somam 4% e os indecisos são 14%.

Somados os percentuais de todos os candidatos a diferença a favor de Dilma é de apenas 1 ponto (41% a 40%), o que provocaria no Ceará um segundo turno entre Dilma e Serra. Na simulação de segundo turno o Datafolha indica vitória de Dilma com 49%. Serra teria 37%. Brancos e nulos, 5% e os indecisos 9%.

Na pesquisa espontânea Dilma tem 22%, seguida de Serra com 10% e Marina com 2%. Mesmo sem ser candidato, Lula obteve 3% dos votos e 7% afirmaram que votariam no candidato indicado pelo presidente. Brancos somam 3% e indecisos são 50% na espontânea.

O Datafolha ouviu 912 eleitores de 40 cidades cearenses nos dias 14 e
15 de julho. A margem de erro é de três pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número 35709/2010.

Observaram a loucura do Ig? A soma de todos os candidatos é de 40%, enquanto Dilma possui 41%, ou seja, nesse caso não haveria 2º turno como foi divulgado. Outra coisa, no subtítulo o site diz que a dianteira de Dilma é de apenas 1 ponto na frente de Serra, quando na realidade a candidata está 1 ponto na frente da soma de todos os candidatos.

Comprove o assassinato da matemática pelo Ig aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário