quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pesquisa Instituto Escutec no MA: Roseana Sarney 50,4% Jackson Lago 25,8%


1ª pesquisa do ano no Maranhão indica vantagem de Dilma sobre Serra

A 1ª pesquisa de 2010 feita com eleitores de diversas cidades do Maranhão mostra que a atual governadora, Roseana Sarney, seria reeleita no 1° turno com 50,4% dos votos. Jackson Lago (PDT) tem 25,8%. Flávio Dino (PCdoB), 16,8%. Saulo (PSOL) e Marcos Silva (PSTU) têm 0,4%. Marcos Igreja (PCB), 0,2%. Indecisos, votos brancos ou nulos são 6,1%.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Escutec, de 19 a 22.jul.2010, com 1.050 eleitores maranhenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TRE-MA é o 26013/2010.

Outras pesquisas, do instituto Data Mérita, foram divulgadas, em junho e em abril. Mas consideravam apenas a opinião dos habitantes da cidade de Timon e não de uma amostra de eleitores representativa de todo o Estado do Maranhão.

O Data Mérita apontou vantagem de Lago em relação a Roseana. Aqui, quadro com as pesquisas sobre a eleição maranhense.

Senador
Segundo o Escutec, os 2 senadores eleitos pelo Maranhão, se a eleição fosse hoje, seriam Edson Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB). Lobão seria reeleito com 51,2%. Alberto, atual vice-governador do Maranhão, chegaria ao senado com 29% dos votos.

Em seguida, Zé Reinaldo (PSB) aparece com 26,5%, Roberto Rocha (PSDB), com 18,6%, e Edson Vidigal (PSDB), com 15%. Outros canditatos, juntos, somam 10,8%. Votos brancos e nulos são 18,4%. Não souberam ou não responderam à questão 30,6% dos entrevistados.

Presidente
Dilma Rousseff (PT) tem 55,6% das intenções de voto no Maranhão, indica a pesquisa. José Serra (PSDB), tem 18,6%. Marina Silva (PV), 8%. Ivan Pinheiro (PCB) aparece com 0,5%, Levy Fidélix (PRTB) com 0,2% e Zé Maria (PSTU) com 0,1%. Brancos, nulos e indecisos são 7,2%.

Como se ganha no 1º turno?
Para ser eleito no 1° turno, candidatos a governador, presidente da República ou prefeito (de cidades com mais de 200 mil eleitores) precisam obter, pelo menos, 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos válidos, segundo a lei brasileira, são apenas aqueles direcionados aos candidatos. Votos nulos e em branco não são considerados válidos.

Para saber se há chance de uma eleição terminar no 1º turno, basta verificar se o candidato que está em 1º lugar nas pesquisas tem percentual superior à soma dos percentuais de todos os seus adversários somados. É o que acontece com Roseana Sarney, no Maranhão, segundo o Instituto Escutec – por isso ela poderia ser eleita no 1º turno.

Por Fernando Rodrigues no Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário