terça-feira, 6 de julho de 2010

UMA MULTIDÃO VAI AO ENCONTRO DE DILMA NO RIO GRANDE DO SUL



Uma multidão acompanhou o primeiro dia de campanha de Dilma Rousseff e Tarso Genro em Porto Alegre. O que parece ser um fato positivo – presença da militância e popularidade das candidaturas – acabou sendo tratado com um tom negativo por jornais da capital. “Aglomeração faz Dilma mudar roteiro em Porto Alegre”, disse o Correio do Povo. “Arrancada da campanha de Dilma é tumultuada em Porto Alegre”, repetiu Zero Hora. O “tumulto” e a “aglomeração”, na verdade, foram causados pela presença de cerca de mil pessoas –estimativa da Brigada – na manifestação que iniciou na Assembléia, passou pela Esquina Democrática e chegou ao Mercado Público. O que não foi dito é que o “tumulto” foi marcado por muito entusiasmo e alegria, sob um sol acima da medida para a época do ano.

Collares “tumultua” campanha de Fogaça e “se aglomera” com Tarso

Entusiasmo e alegria que eram marcantes nas faces de dois ex-governadores do Estado, Olívio Dutra e Alceu Collares. Lado a lado no palanque de Dilma e Tarso, instalado em um caminhão de som do na Esquina Democrática, Olívio e Collares não pararam de acenar e conversar com a multidão de militantes do PT, PC do B e PSB que compareceram ao ato. Collares abriu o voto para Tarso Genro e confirmou a decisão com animados gestos com as mãos em direção ao ex-ministro da Justiça. Olívio olhava, sorrindo, para a animação de Collares e os dois foram um capítulo a parte neste início de campanha. A aglomeração de fato foi grande. Das janelas de um prédio, funcionários de um escritório tiravam votos de Dilma, Tarso, Beto Albuquerque, Manuela, Paulo Paim que “tumultuavam” a Esquina Democrática.

Houve um outro “tumulto” na hora de Dilma falar: as pilhas do microfone falharam. E tome repórter anotando freneticamente quantas vezes o microfone falhava. E o povo ao redor se aglomerando…A candidata do PT à presidência da República disse que era uma grande alegria iniciar a campanha pelo Rio Grande do Sul, Estado que a acolheu durante os anos de chumbo da ditadura militar. “Esse Estado me acolheu no período da repressão. Vim pra cá reconstruir minha vida. Aqui formei minha família”, disse Dilma. E o tumulto das bandeiras se agitando, a Borges de Medeiros tomada de gente, aquele horror. Depois, todos caminharam até o Mercado Público, que ficou pequeno para tanta gente. Mas o Mercado Público e Largo Glênio têm história e já viram isso antes. Pelo início da campanha, a cena se repetirá outras vezes nos próximos meses.

Do Rs Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário