Depois do PTB formalizar apoio à candidatura de José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto, a bancada do partido na Câmara vai homenagear amanhã o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), candidato à vice-presidência da República na chapa de Dilma Rousseff (PT).
O encontro vai ser uma espécie de desagravo a Temer para mostrar que o peemedebista e Dilma têm o apoio da bancada --mesmo com a decisão pró-Serra orquestrada pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson.
Em junho, convenção nacional do PTB formalizou apoio a Serra. O partido, porém, integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a maioria da bancada na Câmara declara abertamente voto em Dilma.
Oficialmente, os deputados do PTB justificam a homenagem a Temer pelos serviços prestados pelo parlamentar no comando da Câmara. Como o Congresso entra de recesso dia 17 de julho e só retoma efetivamente suas atividades depois das eleições de outubro, os deputados afirmam que Temer merece o apoio da bancada.
"É uma homenagem ao tempo em que ele ficou na presidência da Câmara. É uma espécie de despedida", disse o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). O parlamentar, um dos organizadores do almoço, diz que 95% da bancada apoia Dilma. "Tem uns dois ou três indecisos, mas vamos convencê-los a vir para o nosso lado."
O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), disse que "Dilma é a candidata da bancada do partido", mesmo com a formalização do apoio a Serra. "Não temos nenhum problema com a direção nacional. A nossa relação é harmônica. Vamos fazer um gesto de prestígio a um companheiro [Temer]", justifica.
No almoço, os deputados do PTB vão entregar uma placa em homenagem a Temer. Também estão previstos discursos em defesa do peemedebista.
Fonte: Folha On-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário