sábado, 3 de julho de 2010

Um novo padrão para divulgar as pesquisas

Esse Blog se penaliza por ter acreditado numa fonte tucana e ter divulgado um resultado diferente do oficial, porém informa que amanhã fará um editorial sobre o assunto, com uma análise mais profunda dos dados por região, para tentar entender esse fenômeno da subida de Serra em 4 pontos o que equivale a mais de 3 milhões de votos.

por Luiz Carlos Azenha

Existe um novo padrão para divulgar o resultado de pesquisas eleitorais. Ele começa com o vazamento e a disseminação de notícias falsas sobre os dados, especialmente na internet. As notícias falsas, então, circulam na blogosfera carregadas por internautas desavisados. Cria-se uma expectativa em relação a números, que quando divulgados surpreendem. Foi assim com a nova pesquisa do Ibope, que registra empate entre Dilma Rousseff e José Serra (na anterior Dilma tinha cinco pontos de vantagem).

Deu no R7:

publicado em 03/07/2010 às 20h38:
Pesquisa Ibope traz Serra e Dilma empatados

Tucano e petista aparecem com 39%. Marina continua em terceiro com 10%

Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (3) mostra os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) empatados na disputa pela Presidência da República, cenário semelhante ao apontado pelo Datafolha da última sexta-feira.

O levantamento, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, mostra o tucano com 39% das intenções de voto, contra 39% da rival petista. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Marina Silva, candidata do PV, passou de 9% para 10%. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.

Em um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, de acordo com o Ibope, a petista e o tucano estão empatados com 43%.

O Datafolha, que trouxe um empate técnico entre os dois candidatos, mostrou Serra com 39% da preferência do eleitorado, e Dilma com 38%. Marina obteve 10% das intenções de voto.

No último dia 23, levantamento anterior feito pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria) havia colocado a presidenciável petista pela primeira vez à frente de Serra. O placar era de 40% a 35% das intenções de voto.

Mudança

O empate técnico apontado pelo Datafolha e agora pelo Ibope também difere da vantagem de Dilma registrada pelo Vox Populi, em pesquisa divulgada na última terça-feira (29). Nela, a petista apareceu com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano e 8% de Marina.

Seis dias antes, outra pesquisa, do Ibope, apresentou os mesmos números para Dilma e Serra, e 9% para a candidata do PV.
Já o último levantamento do Datafolha, entre os dias 20 e 21 de maio, apontava para outro empate técnico entre os candidatos de PSDB e PT – ambos com 37%. Marina estava em terceiro, com 12% das intenções de voto.

A pesquisa Ibope divulgada neste sábado foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 28 de junho, com o número 17245/2010. Foram ouvidas 2.002 pessoas.

4 comentários:

  1. De onde vc tirou essa idéia que a Dilma perdeu quatro milhões de votos na pesquisa, além de acreditar em fontes tucanas, vc erra por conta própria.

    A Dilma variou de 40 pra 39, isso na margem de erro, foi apenas 1 ponto, será que 1 ponto equivale a 4 milhões de votos? Nunca.

    Vc deveria repensar em escrever em blogs da internet, vc tá perdidinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão anônimo, já fiz a alteração, os mais de 3 milhões de votos se referem a subida de Serra de 35 para 39, ou seja, 4 pontos percentuais, o que ficaria fora da margem de erro e não a queda de Dilma.

    ResponderExcluir