domingo, 4 de julho de 2010

PESQUISA IBOPE - RESULTADO OFICIAL NA ÍNTEGRA

ACREDITE SE QUISER!!!!

José Serra recupera quatro pontos e volta a ficar rigorosamente empatado com Dilma Rousseff

Pesquisa nacional realizada pelo IBOPE Inteligência entre 27 e 30 de junho

Após programas eleitorais do PSDB, PPS, PTB e DEM, partidos aliados do PSDB, e as inserções comerciais ocorridas na segunda quinzena do mês de junho, o candidato José Serra recupera pontos e inicia a campanha oficial rigorosamente empatado com sua principal adversária Dilma Rousseff. Na pesquisa nacional realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Serra e Dilma apresentam 39% das intenções de voto cada um, enquanto Marina Silva fica com 10%. Os votos brancos e nulos totalizam 6% e os indecisos são 7%.

Quando a simulação inclui outros nove candidatos (Américo de Souza, Ciro Moura, Ivan Pinheiro, Levy Fidelix, Mario de Oliveira, Oscar Silva, Plinio de Arruda Sampaio, Zé Maria, José Maria Eymael), somente Ciro Moura atinge 1%, enquanto os resultados para José Serra e Dilma Rousseff continuam empatados em 36%. Neste cenário, Marina fica com 8%, o percentual de “brancos/nulos” é de 7% e 11% declaram-se indecisos.

Quando perguntados se nas duas últimas semanas, os entrevistados assistiram/ouviram comerciais ou programas de propaganda política em que apareciam candidatos a Presidente da República, 33% declaram que viram do candidato José Serra, 27% de Dilma e 10% de Marina. Portanto, pode-se supor que a maior exposição de José Serra tenha contribuído para sua recuperação.

Intenção de voto estimulada por segmentos

José Serra aumenta alguns pontos praticamente em todos os segmentos analisados em detrimento de uma diminuição no número de indecisos. Por sua vez, Dilma Rousseff se mantém praticamente constante em relação à pesquisa finalizada em 21 de junho, com perdas de alguns pontos, principalmente entre as mulheres (-3), jovens de 16 a 24 anos (-4), eleitores de 40 a 49 anos (-3), entre os que possuem escolaridade de 5ª a 8ª série do ensino fundamental
(-4), residentes das regiões Norte/Centro Oeste (-5) e da Sudeste (-3).

Ainda permanece a diferença entre os perfis das intenções de voto entre Serra e Dilma:

- Dilma tem 44% entre os homens e 34% entre as mulheres, enquanto Serra tem 36% e 41%, respectivamente. As mulheres continuam apresentando percentual um pouco mais alto de indecisão (9% contra 5% entre os homens).

- Serra amplia vantagem sobre Dilma entre os eleitores mais jovens: 44% contra 36% de sua oponente.

- Dilma aumenta sua intenção de voto em três pontos nas regiões Nordeste (passa de 47% para 50% contra os mesmos 30% de seu oponente) e Sul (passa de 34% para 37%), embora nesta última, Serra continue a frente com 45%, também com crescimento de três pontos em relação à rodada anterior.

- Entre os eleitores da região Norte/Centro Oeste, Dilma e Serra ora estão empatados, ora se alternam na liderança. Isto pode ser decorrência de uma oscilação maior na amostra desta região devido ao seu tamanho ou a uma própria indefinição dos eleitores. Nesta rodada, Serra passa a frente com 43% contra 35% de Dilma.

- Serra também aumenta sua diferença no Sudeste: tem 41% contra 34% de sua oponente.

- Marina por sua vez, atinge 12% das intenções de voto entre os eleitores com ensino médio, idade entre 25 e 29 anos, e na região Sudeste.

Intenção de voto espontânea

O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, Dilma Rousseff aparece com 22%, José Serra com 17% e Marina Silva com 4%. O Presidente Lula ainda é cita do por 12% dos entrevistados. Pouco mais de 1/3 se declara indeciso nesta questão (36%).

Segundo turno

Na simulação de um possível segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, repete-se o empate rigoroso: 43% para ambos. Hoje, observa-se que os votos de Marina Silva se dividem igualmente entre os dois candidatos (35% para Dilma e 34% para Serra).

Rejeição de voto

Na pergunta de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome e compará-los entre si, José Serra é mencionado por 26%, Dilma Rousseff por 23% e Marina Silva por 25%. Quando analisa-se individualmente o potencial e a rejeição de cada candidato, ou seja, sem permitir a comparação entre eles, os níveis de rejeição aumentam e passam para 32%, 28% e 35%, respectivamente.

Expectativa de vitória

Apesar do empate dos principais candidatos nas perguntas de intenção de voto estimulada, para 45% dos entrevistados, a candidata da situação, Dilma Rousseff, será a próxima Presidente da República, contra 34% que acreditam na vitória do oposicionista José Serra.

Avaliação do governo do Presidente Lula

A imagem da atual administração federal mantém-se no mesmo patamar elevado da pesquisa anterior, com 76% dos eleitores avaliando o governo do Presidente Lula como ótimo ou bom e apenas 4% como ruim ou péssimo.

Sobre a pesquisa

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho de 2010.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.
Margem de erro: é de dois pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.

Solicitante: pesquisa contratada pela Associação Comercial de São Paulo.
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo número 17245 | 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário