sábado, 10 de julho de 2010

TSE recebeu 12 registros de pesquisas entre os dias 5 a 9 de julho de 2010



Durante esta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até o início da tarde de sexta-feira (9), 12 registros de pesquisa sobre as eleições 2010. As pesquisas são de âmbito nacional e estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Tocantins para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

A empresa Mapa Marketing registrou as duas primeiras pesquisas a pedido do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). O período de realização foi de 6 a 9 de julho.

A terceira e a quarta pesquisas foram feitas pelo Ibope – Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.). Uma a pedido da RBS Participações S.A e a outra por solicitação do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscom). O período de realização de ambas está sendo de 6 a 10 de julho.

A Serpes Pesquisas de Opinião Ltda., fez a quinta e sexta pesquisas a pedido do jornal O Popular. O período para escutar os eleitores foi de 5 a 9 de julho.

A sétima pesquisa foi feita pelo Instituto Maurício de Nassau a pedido do mesmo. O período de realização foi nos dias 7 e 8 de julho.

A Promotion Editora de Eventos e Promoções Ltda., fez a oitava pesquisa a pedido da mesma. A pesquisa está sendo realizada ente 7 e 10 de julho.

A nona pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa Catarinense por solicitação da rádio Difusora de Içara. O período de realização está sendo entre os dias 9 e 12 de julho.

O jornal O Servidor fez a décima pesquisa por solicitação do mesmo. A pesquisa será realizada entre os dias 9 e 13 de julho.

A Ecope do Brasil Instituto de Pesquisa de Opinião Pública Ltda., fez as duas últimas pesquisas.Ambas por solicitação da Unidas Gráfica Editora (Unigraf). A pesquisa foi está sendo feita entre os dias 6 e 25 de julho.

Resolução

De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Entre outras informações, as entidades e empresas que realizarem as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa.

Fonte: Portal Hoje e TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário